domingo, 9 de agosto de 2020

PAI

 Que falta, meu pai! Da sua mão sempre quente, pronta para acalmar a minha. Da segurança que transmitia. Meu guarda-costas. Com você por perto, tinha certeza, nada aconteceria.

 Sempre pronto para me defender, incentivar e elogiar as medalhas penduradas no bolso do meu uniforme da escola. Ficava orgulhoso, franqueava sua biblioteca, sem censura. Liberava seus cigarros, vários maços abertos espalhados em lugares estratégicos da casa. Mesmo assim, passado o vestibular, não mais fumei, embora o aroma, que para tantos ex-fumantes seja repulsivo, para mim é como um túnel do tempo, transporta-me à sua doce presença, sempre com um entre os dedos, até nas poucas fotos que ficaram. 

Oferecia-me seus vinhos, sob o olhar de desaprovação da minha mãe. Como vc só bebia uma taça por refeição, eles ficavam lá, esperando minha provadinha. E enquanto ela gritava quando sabia de um novo namorado meu, vc sorria, perguntava o nome do “sortudo” e eu ganhava um abraço de confiança nas minhas escolhas.

Nossos parentes, amigos, vizinhos, conhecidos eram brancos. Mas um dia eu trouxe minha colega, uma das melhores alunas da turma, para almoçar e fazer um trabalho comigo, depois das aulas. Negra. E vc pai, foi receptivo, caloroso, conversador, quase divertindo-se com a ousadia que chocou meio mundo.

É isso, pai. Eu nem gostava de passar férias todo ano em Brasópolis, Sul de Minas, me ausentar do Rio por tanto tempo, perder praias e saídas com o meu grupo. Nem curtia frio, cansar de subir e descer ladeira, chupar frutas quentes no pé (acostumada que era com geladeira), não ter cinema nem teatro para ir. Mas era a sua família, por isso eu ia. E tb pelo feijão no fogão a lenha da sua irmã, tia Quinha.

Obrigada, pai, por tudo. 

Ana Guimarães  

Nenhum comentário:

Postar um comentário