domingo, 26 de abril de 2009

Primavera de 2009 na Europa – FLORENÇA



Se a arte é um calabouço, essa visão é uma lição de liberdade
(Bruno Tolentino)


Começamos revendo Florença, um dos principais centros de cultura da história da humanidade, visitada por nós com brevidade no ano de 2000, o suficiente para deixar nossos corações iluminados pela esperança de voltar um dia. A cidade, berço do Renascimento, desculpem o lugar comum, verdadeiro museu ao ar livre, agora rivaliza com Veneza nas minhas preferências; além de arte transpira elegância, estética e design através dos seus habitantes que desfilam como numa passarela em suas espaçosas piazzas sempre cheias de turistas, de manhã à noite.
Devidamente instalados no charmoso hotel Tornabuoni, zarpamos para o afamado Mercado de San Lorenzo. Preços incomparáveis aliados a qualidade dos artigos em couro fizeram com que após alguma hesitação (a oferta é enorme) ali comprássemos nossos casacos.
Partirmos, então, para jantar na aconchegante Trattoria Za-Za, onde experimentamos a típica cozinha toscana e a sobremesa local, biscoitos cantuccini.
No dia seguinte, com reserva (sem isso também é preciso paciência para poder ver a famosa estátua David, não preciso dizer de quem, na Galeria Accademia, a fila é interminável) fomos conhecer as Galerias Uffizi, o museu de arte mais importante da Europa depois do Louvre. Primeiro procuramos e nos detivemos, olhar apaixonado, no que mais nos interessava: O Nascimento de Vênus, de Boticcelli, A Anunciação, de Da Vinci e a Sagrada Família, de Michelangelo. Daí em diante, sob o lema “o paraíso não tem pressa e te espera”, flanamos apreciando o resto (e que resto!), atravessando tons e silhuetas nascidos de privilegiadas paletas, na contramão do fluxo ondulante, seguindo só nossa própria correnteza, buscando captar nas telas a emanação do invisível.
Do alto e de longe fotografamos a Ponte Vechio, a única a escapar da destruição nazista, na Segunda Guerra Mundial, antes de conhecê-la ‘pessoalmente’, dissolvendo-nos na multidão que por ela transita buscando jóias nas joalherias de vista mais privilegiada do planeta, ou apenas souvenires. O Rio Arno corria altivo e sereno, como sempre, emoldurando-a.
Na magnífica Piazza della Signoria, o coração de Firenze (onde fica o Palazzo Vecchio, antiga residência dos Médicis, ainda hoje palco dos eventos mais importantes do lugar), almoçamos uma autêntica bisteca florentina no Orcagna, apreciando de nossa mesa a fonte Neptune e a escultura Perseu, de Celini. Em seguida tomamos um incomparável gelato, numa das inúmeras sorveterias espalhadas por ali.
Na Piazza del Duomo, um ícone da cidade, fica a Catedral de Santa Maria Dei Fiori (em estilo gótico, com a fachada toda em mármore verde e rosa, formando desenhos geométricos), Il Campanile de Giotto e o Batisttero de San Giovanni (onde se batizavam os pagãos impedidos, na época, de entrar em qualquer igreja), obra de Lorenzo Ghiberti, com suas magníficas portas de bronze retratando cenas do Velho Testamento, chamadas Gates of Paradise, assim nomeadas por Michelangelo quando as viu; a luminosidade da hora dourava os reflexos de rara beleza. Um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista, dizem os entendidos.
Imperdível é a Basílica di Santa Croce, com sua beleza e imponência. Em seu interior, jazem os restos mortais de Ghiberti, Dante e Galileo, só para citar alguns nomes conhecidos. Suas capelas foram projetadas por Gioto e Bruneleschi. Mas muitos outros tesouros por mim não citados, de autoria de mestres – não foram poucos os que por aqui passaram – como Tintoretto, Veronese e Rubens merecem ser caçados.
Valeu a pena ainda ter visitado, nos arredores, o vilarejo de Lucca, um campo militar romano na sua origem, cercado de muralhas, bem preservado e tranqüilo, onde nasceu Puccini. E Pisa, com sua torre inclinada (hoje estabilizada) datada do século XII, no Campo dei Miracolo. Aqui, esfomeados pela tarde que avançara sem que percebecessemos, entramos despretensiosamente no primeiro restaurante aberto que encontramos, Il Campano, para logo nos encantarmos com prestimoso atendimento e a melhor massa caseira de todos os tempos, feita na hora, com farinha 00, levíssima.
De trem partimos para Veneza. Meu último olhar para trás, mesmo contido, sem lágrimas, é um gesto que dói pela saudade antecipada. Quando voltarei? Voltarei?

Ana Guimarães

17 comentários:

  1. Tudo o que vc aqui precisar,conte comigo,amada amiga e contato nossa!

    Te amamos e respeitamos!

    Viva a Vida

    ResponderExcluir
  2. È com muita alegria que te recebemos aqui,sítio inundado de poetas e escribas!
    Te amamos Caríssima Ana Guimarães,a partir da adaptação aqui,verás que dá de dez a zero aonde estávamos!

    Viva a Vida1

    ResponderExcluir
  3. Ana, querida
    Mesmo que conhecemos por tantos outros meios,na atualidade possíveis é sempre inesplicável esse encontro com as marcas de um passado distante, de outras culturas que nos remetem a pensar em nossa pequenês e grandiosidade ao mesmo tempo.
    Grata por compartilhar e contar tuas perpectivas, as coisas que chamaram teu olhar nessa viagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Conhecer Florença é um dos meus objetivos, me apaixonei por ela lendo o livro da vida de Michelangelo - Agonia e Êxtase. Quero passear por esse casario que tanto inspirou esse homem que tenho uma enorme admiração.
    Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, tinha a determinação da realização, da superação.
    Me contento por ora com a sua descrição, mas com certeza eu vou lá!
    Maravilhosa Florença!!!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia! Adorei a novidade do museu ao ar livre, rs. Até tive lá na minha mente agora =D

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Um texto descritivo, dedutivo e impressionante pela quantidade de informações apesar de relativamente breve. A parte onde você se dissolve na multidão em Ponte Vechio, se destaca; e percebi que o ondulante que você usa, poderia ter sido a descrição oculta das planícies que abraçam o rio, daquelas figuras formadas pós colheita. Mas ele ficou como aperitivo instigante para a próxima visita. Ou mesmo uma das pontes equivalentes de Veneza, quem sabe? Meus parabéns. Seja bem vinda à Terra dos Papagaios. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que gostoso passear por Florença nas suas palavras, amiga! Espero ansiosa a próxima parada! Bjs e parabéns pelo novo blog. Ana

    ResponderExcluir
  8. Ana, querida amiga!!! Que saudade de você!

    Seu blog agora fica mais acessível para mim - que bom que veio para o Blogger, iniciando uma nova viagem pelas letras com sua prosa emocionada sobre Florença.

    Eu, ainda estou atordoada e voltando aos poucos às letras, pois em poucas semanas vivi a terrível experiência da morte de meu pai e a felicidade do nascimento, no sábado passado, do meu primeiro sobrinho. Assim é a vida, como muitos dizem.

    Beijos, Madá

    ResponderExcluir
  9. O lugar é maravilhoso! A descriçao, encantadora.

    Abs,

    ResponderExcluir
  10. Minha querida,

    Enquanto Deus te der vida e saúde, sempre voltarás...e escreverás! Lembraste que foi por pouco que quase nos encontramos em Itália?! E Veneza?...Conta como foi! Eu adorei!

    1 Bj*
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    adorei o texto que por sinal fez aumentar minhas espectativas, uma vez que iremos, eu e minha esposa - Elika - para a Itália nas próximas férias. Espero voltar com as mesmas recordações e saudades que expressastes muito bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Bueno...vc já sabe que adoro viajar, asim como adoro historias de viagem, e nao podia ser diferente lendo post seu.
    Firenze é realmente encantadora. Também tenho ótimas lembranças e fotos da cidade cheia de arte.


    Besitosss

    ResponderExcluir
  13. Meus queridos amigos, obrigada pela presença. O importante é estarmos juntos de novo.
    Beijos,
    Ana Guimarães

    ResponderExcluir
  14. Ana

    Ja li inumeros relatos sobre Firenze, mas nenhum me emocionou como o seu! Espero que voce volte outras vezes! Firenze tem inumeros encantos para voce descobrir ainda!

    Um abraço e parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir
  15. Mil perdões, Cris! Só hoje - agora - estou vendo o seu generoso comentário, muito obrigada! Vou dar uma pulo no seu blog.
    Beijo

    ResponderExcluir