domingo, 28 de junho de 2009

BESTIÁRIO - A BESTA



O homem solitário é uma besta (Aristóteles)

Trata-se de um quadrúpede híbrido de jumento com égua ou de cavalo com jumenta. Ao contrário do que se imagina não é estéril, pois o que mais se observa, na atualidade, é que se reproduzem como nunca. Diga-me com que besta andas e dir-te-ei em que besta te tornarás, pois bestas fatalmente bestificam os amigos.
Sua sexualidade é bestial, grosseira, repugnante, degradada e degradante para os pobres dos animais com os quais pratica atos libidinosos. Obesa, aumenta seu perímetro de bestice: vira besta quadrada.
Além de estúpida e grosseira, toda besta que se preza é pretensiosa, soberba, pedante e arrogante, nenhuma rendilha parece subjugá-la. Alguns artistas parecem se encaixar nessa categoria, tamanho o ego.
A lenda da besta fera, muito comum no Brasil rural, diz que ela é a mais terrível das criaturas, um ser fantástico, metade homem, metade cavalo (sagitarianos, como eu, tomem cuidado, mais cedo ou mais tarde nela podem se metamorfosear).
Uma besta de carga só faz besteira: leva malas contendo dinheiro público ilegal, transporta dólares na cueca, saquinhos de droga no estômago ou explosivos amarrados ao corpo. Às vezes troca o nome – e até a categoria gramatical – para laranja. Noutras, transmuta-se em carro – se é que aquilo é um carro – usado como transporte público ilegal, comercializado de uma classe de bestas para outra que não se importa de viajar sem um mínimo de segurança.
Na política, costuma ter a faculdade da bestialogia, ou seja, proferir discursos asneirentos, disparatados, sem pé nem cabeça.
Adoram vestir uniformes: militar e religioso (os dois pilares do mundo, os dois podres poderes) são os campos de atuação, por excelência, das bestas. Sob a égide de qualquer instituição chegam ao paroxismo do radicalismo e da intolerância.
Antigamente, disparavam flechas. Hoje em dia, disparam balas perdidas. Ou pitbuls. Se gladiador, chamava-se bestiário, lutando no circo com as feras, todas, certamente, belas e menos selvagens que ele.
Quando de nacionalidade portuguesa vivem numa parte da Serra do Caramulo, a Serra dos Besteiros (ah, ah, te peguei, leitor! Pensavas, preconceituosamente, que eu ia escrever algo politicamente incorreto? Nem morta, até porque amo, respeito e admiro os portugueses, de quem, aliás, descendo).
No texto Apocalipse, da Bíblia, é um representante do dragão que, por sua vez, seria uma metáfora para satanás. Numa outra leitura é reconhecida como sendo o falso profeta, aquele que convoca todos a adorar aquela primeira besta, a viver a serviço dela.
Seus músculos cardíacos também não são utilizados tanto quanto sua massa cinzenta: nem coração, nem mente. Certas paixões humanizariam esse animal, mas ele não quer saber, foge das emoções como o diabo da cruz, bestificando-se através de drogas estupefacientes. Vira sombra humana deformada, mera caricatura. Zumbi. Morto-vivo.
O número da besta, pra quem deseja jogar, é 666.
Ê vida besta!, como diria o Drummond.


Ana Guimarães




13 comentários:

  1. Adorei esse texto. Bem humorado, às vezes me fazendo repensar, às vezes afastando o capuz que teimava em cair sobre mim, às vezes rindo das serras, terras e montes. De fato, você conseguiu surpreender com o seu bestiário.Lembrei-me da moça dirigindo o veículo e, ao ser parada pelo guarda e questionada para exibir os documentos da besta, respondeu: "Se ele (apontando para o marido) tivesse, estaria dirigindo, né?" Muitos parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Assumo o risco de soar meio metido a besta com este comentário, Ana, mas não resisto.
    O fato é que de fato notei neste derradeiro post seu uma forte propensão lexicográfica. Chega ao requinte de analisar a palavra besta em vários de seus usos tanto como substantivo quanto como adjetivo, sem contudo teorizar nem cansar o leitor.
    Antes, divertindo-o também ao corretamente informar e com muita propriedade e humor comentar a palavra como tal.
    Você estava, mesmo, era com a corda toda. Nada de meia, meia, meia...

    ResponderExcluir
  3. Vendo a imagem,tenho que dizer:É a cara de um jumentinho que temos aqui;trabalhador,faz o transporte do capim que alimenta o gado;não dá pra pensar na supostamente apocalípticaParabéns pelo texo e criatividade.

    ResponderExcluir
  4. adorei esse texto! adorei mesmo. uma firmeza na colocação, um despudor, uma atitude política. ah! Ana... sou até suspeita, gosto muito do que você escreve. bjus

    ResponderExcluir
  5. Um desabafo cívico, um primor literário.
    Abraços
    Luiz Ramos
    PS. Estou bestificado com a beleza de seu texto (para acompanhar - de modo figurado, o sentido de seu tema)

    ResponderExcluir
  6. Menina! Olha que coincidência... estou lendo um livro do meu amigo Ângelo d'Ávila, "Sinais do apocalipse" e a minha cabeça tá cheia de bestas por agora rs aliás, o mundo está! E depois da leitura está sendo mais fácil identificar. O seu texto complementou bem a minha leitura, uma paralela imperdível! Parabéns... embora eu me inspire a sair em defesa do jumento num cordel, afinal, o pobre nem bolsos tem, muito menos cueca rsrsrs abraçossssssssssss valeu demais,
    Tere Penhabe

    ResponderExcluir
  7. Que texto besta!


    ( brincadeira! Tadinha da bichinha, Ana. Uma besta é só uma besta, não demoniza não!)

    ResponderExcluir
  8. Queridos, adorei que tenham apreciado esse meu momento literário político/crítico/irônico... Um lado meu (forte) que talvez a maioria desconheça.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Um texto que merece ser destacado.
    Vai para meus anais de 2009.
    Uma produção válida como o mal-estar na cultura.
    Onde estaria aí o bem-estar?
    Na minha opinião. Em cada letra que, e no seu "lançar fora".
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito do seu blog, vou colocá-lo nos meus links para te acompanhar sempre.
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Ana querida, estou me sentindo uma "besta" rs de não ter lido essa crônica antes. Perfeita,diga-se de passagem. Humor,informação... Sensacional!!!
    Ana, o que tem de gente metida a "besta" nesse mundo... Não há "bestiário"que suporte.rsrsrs
    Muuuito fofa a "bestinha"da foto!!!!Lindinha!
    Beijos e meus parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Lau e Dani: que besteira eu não ter voltado aqui antes! Só agora vejo os comentários: muitíssimo obrigada, amigas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito do teu blog, muito afiado e insolente... Vô seguir. tenho dois também, um deles de "linguagem inútil"; quem sabe te interessam: www.semtidogozado.blogspot.com
    www.dasindiferencas.blogspot.com

    Parabéns!

    ResponderExcluir